CleancoCleanco

PAI HERÓI!

“Disse também Deus a Noé e a seus filhos: Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência,” GÊNESIS 9:8-9

É muito interessante quando nos aproximamos do dia dos pais, segundo domingo de agosto! Vejo o movimento todo quando é o dia das mães e há um alvoroço, todos querem dar um presente bom, alguns dividem até no cartão de crédito, afinal de contas é nossa mãe! Mas quando é o dia dos pais…. Alguns até mesmo usam a frase “para o pai uma lembrancinha”, ou até mesmo, quem sabe “uma vaga lembrança”. Mas o que quero não é choramingar, embora pareça, sobre o presente que damos aos nossos pais neste dia, e sim sobre o modelo de pai que a Bíblia quer nos ensinar a ser. E mesmo que o presente seja pequeno o que vale a pena é o reconhecimento de que de alguma forma pudemos gerar uma aliança com Deus para abençoar nossos filhos e nossa descendência, ser um exemplo para eles de amor e dedicação a Deus.

No caso de Noé, um homem que ousou obedecer a Deus, e mesmo quando não havia expectativa nenhuma de chuva, construiu a arca conforme ordem e orientação do Senhor. Ele não se preocupou com o que as pessoas iriam dizer a seu respeito, que é um dos grandes problemas do nosso tempo atual, e provavelmente ouviu muitas vezes “você está louco Noé!”, principalmente por ter demorado cento e vinte anos para construir a arca. E penso também como foi penoso para os próprios filhos estar com ele nesta tarefa, uma vez que como jovens devem ter ouvido muitas chacotas e humilhação por serem filhos deste homem, que aos olhos do povo da época era um louco, mas aos olhos de Deus e de sua família ele era um servo fiel. E segundo Pedro escreveu em sua segunda carta 2:5, este Noé se tornou um pregador da justiça, ou seja, ele afirmava que viria um juízo de Deus sobre os desobedientes, porém ninguém deu ouvidos ao que este arauto do Senhor profetizava. Pais não tiveram a mesma capacidade que Noé teve de ouvir a voz de Deus e obedecê-lo, para assim salvar suas famílias, uma vez que o plano de Deus nunca foi o de destruir o homem, mas por causa do pecado e da nossa dureza de coração chega um dia em que o juízo de Deus será determinado sobre os filhos da desobediência. Homens que ensinaram seus filhos a desprezarem a Deus e a viver uma vida de independência dele, como se isso fosse possível! Condenaram suas famílias a destruição, tendo tão perto, na arca, a salvação preparada por Deus para todos os que creem o que nos lembra do que o próprio Cristo fez por nós, tornando-se ele mesmo a única esperança de salvação para nós e nossa casa.

            Mas mesmo assim, Noé teve o apoio de sua família que o ajudou a construir a arca, e por quê? Pois acreditavam que o marido e pai era um homem de Deus, que tinha comunhão com ele e que buscava o melhor para sua família. Sabiam reconhecer nele um suporte para que pudessem se aproximar mais de Deus, através da comunhão de Noé com o Senhor, sua família também pode reconhecer e conhecer o Deus do impossível.

            Este Noé coloquei como um pai herói, pois através de sua obediência e testemunho conquistou não apenas a confiança de sua esposa e filhos, como também a aprovação do próprio Deus. Esta atitude dele trouxe benefícios para toda a sua descendência, que por incrível que pareça, nós também somos descendentes de Noé, uma vez que toda raça humana desde Adão fora exterminada com as águas do dilúvio (pois cremos em um dilúvio universal), ficando apenas 8 pessoas, com Noé, dando assim o início a uma nova geração de pessoas, ainda com a semente de Adão, uma vez que Noé e os seus também eram, porém gerados pelos oito que agora saem da arca. E se existimos hoje é porque Deus encontrou nele um homem de coração puro, um pai dedicado e um marido fiel.

Que neste dia dos pais possamos buscar não um presente que talvez daqui a alguns dias não nos sirva mais, mas que busquemos uma aliança com nosso Deus, como Noé fez, para que possamos receber o maior presente de todos, a salvação de nossa família e dos nossos futuros descendentes. E porque não dizer a salvação daqueles que estão ao nosso redor também, pois nossa vida e nossa família em santidade e serviço a Deus, certamente produzirá bênçãos aos que estão próximos de nós, pois nosso testemunho falará mais alto do que nossos lábios.

Mas, mesmo assim, se quiserem nos dar um PRESENTE, não ficaremos chateados, muito pelo contrário, somos uma boa terra!

Que o Senhor abençoe a cada pai, para que seja uma benção! Feliz dia dos pais para nós!

Pr. Wellington Dias da Silva

Diretor Executivo – Seminário Cristo Para as Nações

Pastor da Comunidade Evangélica Nova Vida

Seminário Cristo Para As Nações
About Seminário Cristo Para As Nações
O Cristo para as Nações foi fundado nos Estados Unidos, como uma instituição missionária em 1948, e no Brasil em 1995. A ênfase do Seminário está corretamente alicerçada sobre o evangelismo, obedecendo assim à Grande Comissão de Cristo.

Não vai ainda!
Preparamos uma super oferta para você!