CleancoCleanco

OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL! O QUE EU TENHO A VER COM ISSO?

“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá. Porque o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.”

I CORÍNTIOS 3:16-17

Falar de conscientização é algo muito importante, mesmo porque ainda temos muitas pessoas preconceituosas no cuidado com o próprio corpo. Por isso, decidi escrever este texto sobre duas campanhas muito importantes que acontecem consecutivamente nos meses de outubro (outubro rosa) e novembro (novembro azul), tendo em vista que alguns ainda estão alienados principalmente dentro de nossas igrejas sobre o verdadeiro valor dessas campanhas, que servem para nos alertar que temos um corpo também.

O chamado Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Já o Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Desta forma temos duas atividades voltadas única e exclusivamente para alertar as pessoas para os danos causados por uma não preocupação com seu próprio corpo, sendo que a prevenção pode ser a solução de muitos desses problemas.

Houve uma época em que as pessoas não se preocupavam muito com sua saúde, tínhamos graves problemas decorrentes da falta de informação e também pelo medo de um diagnóstico positivo, principalmente sobre o câncer. Mas não podemos esquecer que o fato de não fazer o exame, não me isenta de ter responsabilidade com o problema. Por isso temos que estar informados de tudo o que acontece e da minha responsabilidade em manter minha saúde em dia, cuidar do meu corpo e viver, no que depende de mim, uma vida abundante.

Assusta-me quando vejo pessoas instruídas, tanto culturalmente quanto espiritualmente, e que ainda tem preconceito de realizar os exames de mamografia, e o famoso “toque retal” para ver como está a situação da próstata. Venho de uma família em que o meu pai teve o câncer de próstata, porém, como ele sempre fazia seus exames regularmente, foi diagnosticado bem no início, o que proveu para ele a solução imediata de uma cirurgia que retirou completamente o problema, pois estava no começo. E como a Bíblia adverte que o inteligente aprende com os seus erros, porém o sábio com os erros dos outros, faço anualmente meus exames preventivos, para ver se está tudo bem com o meu corpo, afinal de contas a própria medicina é uma ferramenta que Deus usa, porque ninguém tem a capacidade de saber o que sabem se não for concedido por ele. Cristo mesmo declarou que quem precisa de médico são os doentes, ressaltando essa necessidade, e se colocando como médico de nossas almas.

A carta que Paulo escreve aos coríntios é bem clara no que Deus pensa a respeito do ser humano, afinal de contas não somos apenas um espírito, temos uma alma e também um corpo. E todas as nossas partes tem que ser cuidadas, afinal de contas foi Deus que as criou. Mas alguns se dão a cuidar excessivamente da parte espiritual e esquecem que nosso corpo também depende de cuidados, principalmente por ser ele a habitação, santuário do Espírito Santo. E as consequências de não cuidar do corpo, que foi criado por Deus, levando-o à exaustão ou até mesmo ao uso inadequado, e a própria ação do pecado (vícios dos mais diversos), culmina em uma decisão de Deus de destruir o que destrói o santuário. O problema aqui, é que muitas vezes nós mesmos somos agentes de destruir nosso próprio corpo, onde sofremos as ações da palavra de Deus contra nós.

Deixo então um conselho a todos que leem esse texto, procure sempre estar em íntima comunhão com Deus, abstenha de pecar, principalmente contra o seu próprio corpo, faça regularmente exames de rotina para ver se está tudo bem com seu organismo. Tomando essas medidas, não podemos dizer que problemas não virão, mas certamente uma boa parte deles deixará de existir ou serão remediados com mais facilidade.

Deus abençoe a todos, nos conceda muita saúde para que possamos ver cumprido em nós o Salmo 128:6 “e veja os filhos dos seus filhos”. Amém!

Pr. Wellington Dias

Diretor Executivo – Cristo Para as Nações

Pastor da Comunidade Evangélica Nova Vida

Seminário Cristo Para As Nações
About Seminário Cristo Para As Nações
O Cristo para as Nações foi fundado nos Estados Unidos, como uma instituição missionária em 1948, e no Brasil em 1995. A ênfase do Seminário está corretamente alicerçada sobre o evangelismo, obedecendo assim à Grande Comissão de Cristo.
Seminário Cristo Para as Nações