CleancoCleanco

ELEIÇÕES À VISTA! COMO DEVO ESCOLHER?

“Quando o Justo governa o povo se alegra, mas quando o ímpio domina o povo geme.”

PROVÉRBIOS 29:2

Estamos chegando a mais um período de pleito eleitoral, onde exerceremos o direito de escolher nossos próximos governantes. É muito importante fazermos uma reflexão em quem votamos no passado, se é que lembramos, se ele realmente foi um bom governante, se cumpriu com as promessas feitas em campanha, e caso queiramos mudar, quais os candidatos atuais para que possamos fazer uma escolha consciente.

Não devemos desprezar nosso voto, afinal de contas foram muitas lutas travadas e pessoas morreram para que tivéssemos este direito. Então anular, votar em branco ou até mesmo não votar, embora sendo a liberdade de exercer seu direito de voto, mas trará consequências. Mesmo que você não queira participar, não se esqueça de que alguém será eleito, queira você ou não. E mesmo que você não vote em ninguém, alguém irá te governar, que foi escolhido pelos outros que não abriram mão deste direito de escolha. Então por que não procurar dentre os que estão aí, o melhor para governar sobre nós? Certamente temos bons candidatos, como também temos os ruins, devemos focar naquele que leva as qualidades de um bom gestor, que se preocupe com a justiça, com a lei e com a ordem, que busque os direitos do povo e queira defendê-los, que tenha respeito com o ser humano e principalmente a Deus.

E pensando nisso, deixo algumas dicas simples que te ajudarão na escolha do seu candidato:

  1. Não escolha simplesmente porque é carismático ou bonito.
  2. Não escolha por indicação apenas, veja o histórico, a vida, a família.
  3. Procure pessoas que entendem dos direitos e deveres e os respeitem.
  4. Não vote por favores concedidos, isso é corrupção.
  5. Procure pessoas que tenham o temor do Senhor, pois somente estes poderão governar respeitando aquele que é maior do que todos.
  6. Veja se ele defende os valores que como um bom cristão não abrimos mão: a família como base de toda sociedade, a vida (contra o aborto), a saúde (direito de todos), educação (responsabilidade do estado) e segurança (obrigação do estado).
  7. Busque informações sobre a ideologia do partido que ele pertence, afinal de contas ele é um candidato do partido e não um solitário.
  8. A Bíblia não manda votar em crente, e sim em justo (tem muito crente injusto).
  9. Conheça as propostas do candidato, e veja se ele cumpriu as anteriores no caso de reeleição.
  10. Procure saber se ele não tem problemas com a justiça (ficha limpa).
  11. Analise se ele tem capacidade intelectual e moral para criar leis que favoreçam a todos e principalmente para administrar um estado/país.
  12. Cuidado em quem você vota, afinal de contas ele governará você, sua família, sua cidade, ou até mesmo seu país por no mínimo quatro anos.

Lembre-se do que Paulo escreveu aos Romanos (13:1-7), pois depois que votamos e escolhemos nossos governantes estamos debaixo deste princípio: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.”

Que o Senhor abençoe nossa nação, nos quatro cantos desta terra brasileira. Que busquemos sua vontade para termos tempos de refrigério, e oremos todos os dias pelos governantes, para que o Senhor os cubra com sua graça para que governem com sabedoria e justiça. Em nome de Jesus, amém!

Pr. Wellington Dias

Diretor Executivo – Cristo Para as Nações

Pastor da Comunidade Evangélica Nova Vida

Seminário Cristo Para As Nações
About Seminário Cristo Para As Nações
O Cristo para as Nações foi fundado nos Estados Unidos, como uma instituição missionária em 1948, e no Brasil em 1995. A ênfase do Seminário está corretamente alicerçada sobre o evangelismo, obedecendo assim à Grande Comissão de Cristo.
Seminário Cristo Para as Nações